sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brasão dos Nogueira - Apenas esclarecendo.

Estava preparando uma nova postagem quando me dei conta de que algumas pessoas haviam me perguntado da razão de utilizar uma espécie de escudo com a letra “N” em destaque, como forma de me identificar aqui no blog e nos demais modos de comunicação pela internet. Até então não havia respondido, mas diante da curiosidade dessas pessoas que merecem minha atenção, farei um breve esclarecimento, deixando o assunto que preparava para a próxima postagem.
N

 de Nogueira era a letra que havia, tal qual está representada, em um escudo existente na platibanda da fachada da casa de Antonio Rodrigues Nogueira, ao lado do Sobrado de seu filho Luiz, na principal praça da cidade de Serrinha - Bahia. Quando foi intendente, Luiz promoveu algumas mudanças urbanas na cidade, dentre elas a exigência de que fossem construídas essas platibandas em todas as residências, cujos telhados avançavam sobre as fachadas das mesmas. Objetivava com isso evitar possíveis acidentes causados pela queda de telhas sobre as pessoas que passavam, além de eliminar o derramamento de águas da chuva, que mesmo não muito freqüente na região, incomodavam os que transitavam pelas calçadas. Seu pai então, para dar exemplo, fez sua parte e mandou erigir na platibanda esse ornamento que também identificava o morador daquela residência.

O Sobrado de Luiz e a casa de seu pai com o escudo sobre a platibanda.
Foto em 1917.

Quando da realização do histórico familiar, escolhi para colocar em sua capa o mesmo escudo, embora houvesse pensado antes no brasão dos Nogueira, mas esse seria apenas ilustrativo já que não havia, como não há, confirmação de que pertença aos Nogueira dos quais descende minha família serrinhense. Desde então tenho utilizado esse escudo como uma espécie de logomarca para me identificar em toda e qualquer forma de comunicação, ao invés de uma foto pessoal ou outro tipo de imagem. Essa casa ainda existe e o próprio Antonio a vendeu assim que sua mulher faleceu, mudando-se para a Capital. Segundo o que nos contavam, Miroró – casado com dona Lieta uma simpaticíssima figura -, o novo proprietário, assim que realizou o negócio e teve em mãos a documentação que lhe dava “mansa e pacífica posse” do imóvel, como primeira providência e pessoalmente, teria removido a marteladas a letra que identificava o antigo proprietário. Fato ou folclore, não importa, o que fica é o registro de mais um episódio que faz parte de minha história de família.

Brasão dos Nogueira em Portugal - de acordo com o "Livro do Armeiro-Mór"

A arte do escudo que havia sobre a casa de Antonio R. Nogueira.

Concluindo, esclareço que Antonio foi meu bisavô paterno; veja postagens sobre a família Nogueira de Serrinha que fiz em dezembro de 2010.

*     *     *

     A quem possa interessar, recentemente informações e detalhes sobre as origens dos Nogueira na Bahia, desde a mais remota em Portugal, estão em nosso livro "NOGUEIRA - Raízes e Frutos - ORIGENS".
marcosarnogueira@gmail.com

44 comentários:

  1. Respostas
    1. José, os Nogueira são numerosos por todo o Brasil, além de Portugal é claro. Para saber se pertence a esse ramo familiar sugiro, como digo acima, que visite nossa publicação de dezembro de 2010. Grato por visitar nosso blog.

      Excluir
    2. sou sobrinho neto de Cesário Nogueira e neto de Dionísia Nogueira com muito orgulho ;Também sou um nogueira

      Excluir
    3. Sou José Carlos Nogueira, filho d José Maria Nogueira. Minha avó chamava-se Justa Nogueira. Meu pai não teve sobrenome do pai dele. Sendo assim, Justa Nogueira é linhagem. Minha avó e pai eram de Fafe - Portugal

      Excluir
  2. os nogueiras são de origem judia, eu sou nogueira tbm e pesquisei um pouco sobre isso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada me desculpe por somente agora estar dando retorno à sua manifestação em nosso blog. De fato há essa possibilidade, ou seja, a de sermos os Nogueira de origem judaica, fato de haver em minha família tantos nomes que revelam tal origem. Marcos, Daniel, Raul, Samuel, David, são alguns deles. Em nosso caso, embora ressaltando o Nogueira, temos como origem os Rodrigues Nogueira portugueses, com linhagem também oriunda dos Rigaud uma família de França. Aí está Karolia, mais uma informação.

      Excluir
    2. Karolia, sou Nogueira tb. Gostaria de entrar em contato com você para saber o que vc pesquisou sobre uma possível origem judaica nossa!!! Meu email infdantas@gmail.com

      Excluir
    3. Os NOGUEIRAs ajudaram às coros ibéricas a expulsar os últimos Árabes da peninsúla Européia ganhando assim a confiança dos reis e da igreja católica,esta os forçou a serem Cristãos Novos...

      Excluir
    4. Sou nogueira de Ribeirão Preto e Campinas. Sobrinha neta de José Paulino Nogueira (fundador da cidade de Paulínia)

      Excluir
  3. Aloisio Rocha Nogueira Terceiro


    Maracás BA

    ResponderExcluir
  4. Tatiane Nogueira
    um abraço aos Nogueiras. \o

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Ribeirão Preto SP tem família Nogueira muito fluente na política

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou descendente dos Nogueira de Ribeirão Preto,. neta de Luiz Nogueira, sobrinha neta de José Paulino (fundador da cidade de Paulínia/SP)

      Excluir
  6. Gostaria de saber onde posso encontrar o brasão da família Nogueira em Portugal.
    Grato.
    armandonogueiradosreis@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasões oficiais, ou aqueles que de fato estão de acordo com o real, podem ser encontrados
      pesquisando o "Livro da Nobreza e Perfeição" em site da Torre do Tombo.
      Att.
      Marcos Nogueira

      Excluir
  7. Sou Nogueira tbm e gostaria de montar uma árvore genealógica. Alguém pode me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é um Nogueira que se identifica com a origem em Serrinha-Bahia, basta continuar sua visita aqui no blog, onde há referências que podem lhe ajudar.

      Excluir
    2. Sou Nogueira também, do interior da Bahia

      Excluir
  8. Olá sou Edivaldo Nogueira, e desejo a todos os Nogueira um 2019 cheio de alegria paz e prosperidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edivaldo, retribuo votos de Feliz Ano Novo em nome dos Nogueira de Serrinha e de outros pontos da Bahia.

      Excluir
  9. Olá sou Nogueira também,meus pais de Itaporanga regiao de Itapetininga-sp gostaria muito de saber mais da nossa família e linhagem dos nogueiras: o meu nome é Jeferson Aparecido Nogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jeferson
      Eu também sou Nogueira os nogueiras pelos estudos já feito por pesquisadores indicam que os nogueiras são de um só tronco, sendo de origem portuguesa e no Brasil se espalharam uma parte bem forte que é a dos barões estão radicalizada no Piauí, Maranhão, Ceará entre outros.
      Meu nome é Abdenego dos Santos Nogueira sou de São Paulo.

      Excluir
    2. Denis, posso lhe adiantar que nem todos os Nogueira existentes no Brasil, mesmo com origem em Portugal, pertencem a um mesmo tronco. Por exemplo: Há quem dê a certo Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, que chegou ao Brasil por volta de 1700, a responsabilidade por nosso sobrenome ter se espalhado em nosso País. Ledo erro e engano, pelo menos em meu ramo cujo sobrenome era apenas Rodrigues e ao se casar em 20 de março de 1806 com dona Ana Luiza Nogueira, assume como seu o sobrenome dela. Um de seus filhos vem para a Bahia em 1847 e é dele que vai surgir essa família Rodrigues Nogueira da qual faço parte. Mais detalhes aqui mesmo em meu blog em postagens sobre "Os Nogueira de Serrinha".

      Excluir
  10. Sou nogueira.de serra talhada pe.
    Descendente do padre francisco barbosa nogueira
    Ele chegou em 1700...veio pelo Porto de salvador ba.
    Era o unico paroco de toda a nossa região. Deixou a batina e causou-se.ate uns 20 anos atras eramos muito consanguineos.
    Nossa arvore. Esta em genealogia pernambucana. So digitar no google.
    Tenho muitos tios na bahia

    ResponderExcluir
  11. Sou nogueira também...meu pai e português e tem esse sobrenome.. gostaria de saber mais sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso deseje conhecer as origens desse Nogueira basta entrar em contato comigo pelo e-mail:
      marcosarnogueira@gmail.com pois ainda tenho exemplares do livro que conta nossas origens.

      Excluir
  12. Boa tarde,sou Elenira aparecida nogueirA aliás acabei de resgatar meu nome de solteira era Barbosa sobre nome de casada
    Um grande abraço todos os nogueiras

    ResponderExcluir
  13. Sou Antônio nogueira do ceara tem algum comentário sobre os nogueira no Ceará

    ResponderExcluir
  14. Sou Gilmar Nogueira. De mato grosso do sul grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  15. João Paulo Padilha Nogueira tbm possuo dos sobrenomes de origem portugueses, forte abraço as famílias Padilha Nogueira.

    ResponderExcluir
  16. Olá sou Genevaldo Rodrigues Nogueira mais d Tocantins

    ResponderExcluir
  17. Olá! Sou Welton Nogueira, natural do ES. A familia do meu pai é de São Mateus ES.

    ResponderExcluir
  18. Sou Rômulo Nogueira de Lima , Maceió - alagoas , realmente a nossa família nogueira está espalhada em todo o Brasil , Portugal e no mundo todo . Vamos que vamos família nogueira ,2020 e nosso , valeu.

    ResponderExcluir
  19. Sou Arady Santos Nogueira, filho de César dultra nogueira e neto de Antônio Rodrigues Nogueira de serrinha BA.
    Moro em Salvador BA.
    Grande abraço em toda família
    muita paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arady. Pelo que diz, você é neto daquele que era chamado na família por meu pai de tio Dota. Seu avô tem uma bela história de vida e parte dela está contada nesse livro "Origens" que talvez venha a lhe interessar. Acesse meu e-mail para maiores detalhes: marcosarnogueira@gmail.com caso queira conhecer. Forte abraço primo.

      Excluir
  20. Olá, boa noite
    Sou neto de Áureo Athaíde Nogueira, de Dores de Macabu, hoje município de Campos
    dos Goytacazes, município do Norte Fluminense.
    Gostaria de saber a origem da minha família.

    ResponderExcluir
  21. Também sou Nogueira por parte de meu avô materno. Nossas origens remonta do estado do MA. Marcio Nogueira

    ResponderExcluir
  22. Miroró, ou José Paes Cardoso era meu avô. Liêtta era minha avó.
    Morei durante muitos anos naquela casa, número 301. Lembro com muito carinho. Não sei o que ocorreu com a casa, se foi vendida, se foi doada. Quando lembro da casa, sinto uma enorme alegria e saudade. Energia positiva. Um quintal do tamanho do mundo com pé de manga, carambola, goiaba e tantos outros. Na casa ao lado, onde morava Dona Lourdes tbm tinha um pé de manga. Juntava eu, luís filho, priscila e um monte de guris para subir no pé e tirar manga prá comer com sal. bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto. Muito legal seu comentário, pois entre outras coisas, lembranças de tempos tão bons, ficamos sabendo o nome completo de seu avô. Só o conhecíamos por Mirorómesmo. Sua avó, dona Lietta, um doce de pessoa e muito bonita mesmo. Forte abraço.

      Excluir
  23. Marcos, obrigado por ter retornado. Minha avó era realmente um doce de pessoa, mas era firme quando necessário.
    Era uma pessoa muito boa. Lembro que aos sábados ocorria a feira na praça onde tem o corêto e ela deixava o portão aberto para os feirantes, caso precisassem de água que tivessem acesso livre para pegar. Eu ajudava ela dando água para as pessoas beberem. E os feirantes, mesmo com toda dificuldade, ofertavam legumes, frutas para minha avó. Ela era sensacional.
    Em relação ao meu avô, eu não sei onde foram parar os documentos, lembro que quando os vi, estavam na escrivaninha dele. Encontrei um diploma gigante informando que ele fazia parte da guarda imperial e também que um dia fora delegado de Serrinha. Não o conheci, ele veio a óbito 5 dias antes do meu nascimento. Ele faleceu em 20/04/1978. Se você tiver alguma foto dele, algum registro, ou até mesmo da minha avó naquela época você poderia me mostrar? Ficaria muito feliz. Sei que ela era muito amiga de Dona Lourdes, avó de Luis Filho que foi meu amigão de infância. Altas quedas de bicicleta pq a gente vinha em alta velocidade dobrava no corêto prá dar uma "rabiada" na porta da casa dele. Tia Salvelina ficava no pânico.
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a agradecer, afinal tinha que lhe retribuir o comentário que fez, com alguma resposta. Infelizmente nada possuo sobre seus avós. Tenho apenas em minha memória a simpatia de dona Lietta. Gostaria de poder lhe ajudar. Forte abraço.

      Excluir