tag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post3196647535954832246..comments2023-08-24T19:37:40.667-03:00Comments on blog do Nogueira: A Saga dos Engenheiros Rebouças.Marcos Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-59255992282259654702021-04-08T10:32:42.892-03:002021-04-08T10:32:42.892-03:00" Há um PANTEON da História, nomes de HOMENS ..." Há um PANTEON da História, nomes de HOMENS que deram sua existência para engrandecimento na Nação: Já é hora de se fazer Justiça e incluir em seu ról tão dedicados e injustiçados, embora tardio, que se faça cumprir tal reconhecimento."José Aparecido Cunhahttps://www.blogger.com/profile/03175260522111571240noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-91406847550543794812020-06-12T17:59:32.563-03:002020-06-12T17:59:32.563-03:00Aprendi com o post. Brasileiros como esses nos org...Aprendi com o post. Brasileiros como esses nos orgulham. A polêmica também foi boa e trouxe esclarecimentos e algumas dúvidas, o que é normal. Melhor assim do que o inútil bate-boca que vemos por aí. Parabéns pela iniciativa de levantar a história.A dia - sou do Rio - pretendo visitar e refazer o trajetoHenriquehttps://www.blogger.com/profile/07044149312206839253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-67719025437292231432019-11-20T19:26:22.112-03:002019-11-20T19:26:22.112-03:00a ferrovia curitiba paranaguá deveria ter sido ele...a ferrovia curitiba paranaguá deveria ter sido eletrificada, mas este projeto foi abandonado. a hidrelétrica existente na serra era destinada originalmente para alimentar a ferrovia.http://www.tsfr.org/~efbrazil/electro/rvpsc.htmlcelioeemendeshttps://www.blogger.com/profile/01382844079059038483noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-62582987507217182122018-12-03T17:45:06.959-02:002018-12-03T17:45:06.959-02:00Fico contente ao ver que uma postagem como essa qu...Fico contente ao ver que uma postagem como essa que fiz deu margem a tantos comentários. Revela que há "vida inteligente" nesse mundinho virtual. Grato a todos por cada intervenção. Marcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-21957483056425181302016-01-16T00:59:25.398-02:002016-01-16T00:59:25.398-02:00Marc muito bem lembrado.
E espero que percebam que...Marc muito bem lembrado.<br />E espero que percebam que historicamente o apagamento das realizações do povo negro é extremo, e as realizações enquanto cidade só foram possibilitadas por que escravos eram subjugados para realização das obras, negros e negras escravizados tem sua história no Brasil descrita como? A partir de lutas, ocupações a custo de vida, tortura. Imagine então, ocupar um espaço aristocrata? Certamente que mesmo sendo mais eficiente enquanto engenheiros, pensadores, eles iam contra, obviamente, o que escravizava sua cor; e Rebouças então como outros se envolvia nisso pela necessidade do protagonismo enquanto luta coletiva, e a isto custou-lhe também seu lugar devido históricado. Devemos questionar livros, sites, qualquer veiculação da informação sobre a história prq devemos investiga-la, pensar. Como este homem pensou, por maravilhoso exemplo, mesmo correlato a sua carreira, não temeu; até por que a investigação histórica foi mais além de versões e pôde provar isso. <br />Carolinahttps://www.blogger.com/profile/17019050349336645924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-44099337854482500942016-01-14T16:06:12.145-02:002016-01-14T16:06:12.145-02:00Oi Michelle,
Nas página 247-249 do capítulo “Remin...Oi Michelle,<br />Nas página 247-249 do capítulo “Reminiscências históricas” do livro “Cinquentenário da estrada de ferro do Paraná 1885-1935: Publicação comemorativa da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina” disponível em http://www.revistaferroviaria.com.br/upload/AS%20ESTRADAS%20DE%20FERRO%20DO%20PARAN%C3%81%201880-1940.pdf constam os nomes, função, data de entrada e data de saída dos trabalhadores de 1880 a 1885 da linha Paranaguá - Curitiba.<br />Os trabalhos do ramal de Antonina só começaram depois.<br />Abraço, <br />Marc StormsMarchttps://www.blogger.com/profile/02292062820042713572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-26093712616860681182016-01-14T16:01:31.980-02:002016-01-14T16:01:31.980-02:00Uma correção por favor, todas estruturas metálicas...Uma correção por favor, todas estruturas metálicas foram importadas da Bélgica (e não da Inglaterra) e fabricadas pela Société Anonyme de Travaux Dyle et Bacalan, com sede em Louvain, Bélgica.<br />Sobre Rebouças: Quero acrescentar que com dificuldades para reunir capitais e montar a empresa, Rebouças não conseguiu iniciar as obras dentro os prazos estabelecidos e cedeu seus direitos ao Barão de Mauá em 1873. Sim em 1873 antes do seu falecimento!<br />Marchttps://www.blogger.com/profile/02292062820042713572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-13770844350035261142015-10-22T16:54:45.446-02:002015-10-22T16:54:45.446-02:00Quero salientar que os irmão Rebouças não executar...Quero salientar que os irmão Rebouças não executaram a obra por causa do falecimento, em 1874, de Antônio Rebouças.O famoso Barão de Mauá também estava envolvido com o projeto, desistindo deste após o falecimento de Antônio. O A obra só foi retomada em 1879. A Gazeta do Povo (jornal paranaense) fez reportagem a respeito:<br /><br />http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/ferrovia-130-anos/index.jpp<br /><br />Obs.: Em Curitiba também temos a central de abastecimento de água (ainda em funcionamento) no bairro Mêrces, que foi projeto dos irmãos Rebouças. <br />EUhttps://www.blogger.com/profile/14649064521525405488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-31261662168174752232015-03-18T15:30:14.732-03:002015-03-18T15:30:14.732-03:00Olá, Marcos. Tudo bem?
Você sabe se há registros ...Olá, Marcos. Tudo bem?<br /><br />Você sabe se há registros com os nomes dos construtores de origem italiana que participaram da obra em Antonina? Acredito que meu bisavô materno esteja entre eles. Se puderes me ajudar, agradeço.<br /><br />Abraço,<br />Michelle Braga.Michelle Bragahttps://www.blogger.com/profile/10037438613781526008noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-71460012255500149522012-12-07T17:00:32.403-02:002012-12-07T17:00:32.403-02:00Sergio
Creio que está aí o máximo de informações q...Sergio<br />Creio que está aí o máximo de informações que nos foram possíveis de conseguir. Talvezz atualmente no Museu Ferroviário de Curitiba você consiga algo mais.<br />Grato por nos visitar.Marcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-79247989580986090522012-12-07T15:12:13.104-02:002012-12-07T15:12:13.104-02:00Só agora cheguei aqui, sei que o post é antigo, po...Só agora cheguei aqui, sei que o post é antigo, porém quero dizer que achei bastante interessantes as informações e também os esclarecimentos do PV aí em cima. Parabéns a todos. Aproveito para perguntar: alguém sabe de alguma literatura ou material de pesquisa sobre a vida e as realizações dos Rebouças e onde encontrar? Obrigado.SergioRDGhttps://www.blogger.com/profile/13601449880508560906noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-59293001648347526792011-02-02T16:40:11.641-02:002011-02-02T16:40:11.641-02:00Osni.
Agradeço sua manifestação e esteja certo de ...Osni.<br />Agradeço sua manifestação e esteja certo de que um dia esses nossos governos irão acordar para a realidade de que as Ferrovias Brasileiras são por demais importantes para o desenvolvimento de nosso País.Marcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-16704920278916290522011-02-02T03:15:17.359-02:002011-02-02T03:15:17.359-02:00NOGUEIRA:
PARABÉNS PELO EXCELENTE E BELÍSSIMO DOCU...NOGUEIRA:<br />PARABÉNS PELO EXCELENTE E BELÍSSIMO DOCUMENTÁRIO!<br />SOU FILHO DE FERROVIÁRIO, E ADMIRO MUITO SEU TRABALHO E PAIXÃO PELA FERROVIA!!!osnihttps://www.blogger.com/profile/07140090551279650776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-54802603251595204072011-01-30T18:39:21.172-02:002011-01-30T18:39:21.172-02:00Fernando.
Todas as informações de que precisa estã...Fernando.<br />Todas as informações de que precisa estão no site www.serraverdeexpress.com.br , trata-se da empresa que faz todos os passeios nessa ferrovia.Marcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-27920502660463645032011-01-30T15:49:46.906-02:002011-01-30T15:49:46.906-02:00Moro em BHte e gostária de saber sobre os trens de...Moro em BHte e gostária de saber sobre os trens de passageiros de Curitiba.<br />Visualizei fotos da Litorina e depois de uma composição de passageiros sendo puxado por 2 locomotivas!<br />Quais seria o destino das duas e como faço para comprar passagens antecipadas?<br /><br />Fernando AlmeidaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/10355645933729861668noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-41570180213639928562011-01-28T08:42:01.296-02:002011-01-28T08:42:01.296-02:00Certeza Marcos, os Rebouças tiveram papel históric...Certeza Marcos, os Rebouças tiveram papel histórico não apenas em suas realizações, mas pela vitória pessoal de terem feito isto em uma época em que o preconceito racial era muito mais forte do que hoje, superando toda e qualquer barreira.PVhttps://www.blogger.com/profile/15622611803183663003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-2649779305200357502011-01-28T08:24:31.875-02:002011-01-28T08:24:31.875-02:00Meu caro PV.
Creio que fui bastante claro quanto a...Meu caro PV.<br />Creio que fui bastante claro quanto ao objetivo da postagem sobre os irmãos Rebouças. Ficou claro também que foi um motivo político que levou sua família a deixar Cachoeira de São Félix na Bahia, eram Monarquistas. Não foi levado por ufanismo, bairrismo ou razão política, que foram tema de nosso blog, mas apenas para mostrar que qualquer um de nós, em qualquer época, independentemente da posição na sociedade, ou cor da pele, pode realizar aquilo que sonhamos desde que sejamos perseverantes e acreditemos nisso. Em minha opinião política partidária exacerbada, ou qualquer regime por ela imposto, nunca trará bem estar para o povo, e como nesse espaço não pretendo entrar no mérito dessa discussão, agradeço mais uma vez sua intervenção.<br />Marcos NogueiraMarcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4376388635895730795.post-15787204401806483942011-01-27T16:04:11.395-02:002011-01-27T16:04:11.395-02:00Tal incoerência, se é que há, está no fato de que ...Tal incoerência, se é que há, está no fato de que a história da participação dos irmãos Rebouças na idealização do projeto dessa ferrovia,está de acordo com informações que foram obtidas no próprio Museu Ferroviário. Se foi executado ou não de acordo com a idéia original não há destaque para o detalhe. O principal objetivo de nossa postagem foi o de realçar a figura desses bainanos tão esquecidos em sua terra.<br />Obrigado por sua esclarecedora intervenção.Marcos Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/07135473736683844804noreply@blogger.com