sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Arte e Manha...

Arte
segundo o sr. Aurélio, é “a capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.” É ainda, “a utilização de tal capacidade com vista a um resultado, que se pode alcançar por meios diferentes.”
Considerando já haver deixado claro o conceito de “arte”, posso concluir, também de acordo com o Aurélio, que se trata da “capacidade criadora do artista de expressar e transmitir sensações e sentimentos.”
A meu ver e diante dessas definições, arte em si, é algo bastante subjetivo, ou seja, depende apenas do julgamento individual de cada observador.
Na finalização do post anterior inseri algumas imagens de trabalhos feitos por artistas populares nordestinos que se valem da figura dos cangaceiros para isso.

Vaqueiro nordestino estilizado em painel sobre parede - autor desconhecido.


Por tudo o que disse inicialmente e embora seja um tema sujeito a controvérsias, mesmo não sendo um profundo conhecedor das artes de um modo geral, resolvi abordá-lo, muito mais para provocar reflexões, do que para explicar porque somos repentinamente atraídos ou repelidos por determinada manifestação artística, seja ela qual for.
Aqui vamos ficar limitados apenas às artes visuais e estou certo de que estarei postando imagens que podem ou não ser consideradas artísticas, a depender de quem as estiver vendo..
Antes de mais nada creio que todos concordam que o melhor lugar para se encontrar as mais variadas manifestações das artes visuais, além das galerias especializadas, são os museus. Enquanto as primeiras são alinhadas ao aspecto financeiro, nos museus a arte é apresentada em sua essência. Em todo o mundo se preserva nesses lugares, por vezes instalados em edificações centenárias, grande número de obras com o principal objetivo de permitir aos seus visitantes uma visão do quanto é capaz o ser humano.

Museu do Ipiranga - São Paulo.

Museu do Louvre - Paris.

Museu Rodin - Cidade do Salvador - Bahia (foto Marcos Nogueira)

Museu de Arte Contemporânea de Niterói - projeto de Niemeyer.

Museu Gugenheim - Bilbao - Espanha

A cidade torna-se obra de arte refletida na arte de Niemeyer.
Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (foto Marcos Nogueira)

Como podemos observar alguns desses museus por si só já são uma verdadeira obra de arte, no entanto, parece evidente que os lugares onde ficaram expostas as primeiras manifestações da arte visual não tinham nenhuma semelhança com esses ambientes, pois foi nas paredes das cavernas naturais que habitava, que o homem imprimiu suas primeiras impressões sobre o mundo que o cercava. A arte pré-histórica, ou rupestre, está presente em quase todas as regiões da Terra, e constitui importante fonte de informação sobre as origens artísticas e culturais da humanidade. As mais antigas foram datadas de 40.000 anos a.C., no período chamado de Paleolítico Superior. Ali, além das imagens foram encontradas também as primeiras “assinaturas” dos artistas que as elaboravam.

Pinturas rupestres no alto de uma caverna européia.

Manifestação artística intuitiva, ou "diário" de um caçador?

Animais em movimento, o artista percebendo o mundo que o envolve.

A primeira assinatura do artista de 40.000 anos atrás.

A "assinatura" como elemento decorativo do abrigo, ou imitação dos
que o observavam. Primeira escola de arte?

Sem a pretensão de parecer um expert, coisa que de fato não o sou, repito, quero tão somente fazer um “passeio” por alguns poucos estilos da arte visual, de épocas diversas, tentando mostrar o quão diferentes podem ser, além de nos agradar ou não, a depender apenas da forma e do momento em que a vemos.

Leonardo da Vinci - mais que um artista, um gênio em todas as artes.

Das fortes expressões dramáticas no campo de batalha...

...ao enigmático sorriso da Mona Lisa, Da Vinci está vinculado à perfeição
na forma de demonstrar do que é capaz o artista.

Van Gogh com sua "Noite Estrelada" nos torna cúmplices de suas alucinações...

...enquanto Salvador Dali nos convida a um passeio em seu
incompreensível e estranho mundo de formas e figuras grotescas.

Iberê Camargo tenta nos envolver, ou advertir, de sua sombria batalha
contra a depressão.

Enquanto isso, Manabu Mabe derrama nas telas todas as vibrantes
cores de sua alegria de viver, sem a preocupação de criar formas realistas.

Manabu Mabe é o mestre das cores vibrantes, que se movimentam
frente aos olhos do observador.

Aqui, a ausência de cores dá à "Guernica" de Pablo Picasso a medida certa de
todo o sofrimento e desespero de um povo, frente à violência que ele quer denunciar.

Mesmo um grande mestre busca em nossas mais remotas origens
a pureza e a riqueza das formas da natureza, como Picasso
o faz, nesse estudo com base em uma pintura de milhares de anos.

Foi também tal qual aqueles remotos ancestrais que, com aparentemente rudimentares traços, Niemeyer tornou reais as suas belas obras de arte. Ele, que completou 103 anos de idade em 15/12/2010, além de um dos brasileiros de idade mais avançada, talvez seja o profissional arquiteto que mais tempo permaneceu trabalhando em sua profissão e que deixará para as futuras gerações um dos mais valiosos legados artísticos gerados pela fantástica criatividade humana.

Esboços de Oscar Niemeyer para algumas de suas importantes obras.


O artista redescobrindo sua própria arte em foto recente.

O Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, uma de suas mais belas obras.

E para finalizar me perguntarão onde entra a "manha" em tudo isso?
Pois bem, todos sabemos, mesmo sem consultar o Aurélio o qual por certo definiria a palavra com muito mais propriedade, que "manha" é apenas a arte mais antiga de se fazer notado. Todos aplicamos essa arte desde a mais tenra idade, às vezes com inevitável e desastroso resultado, mas sempre com o mesmo objetivo, ou seja, o de atrair para nós mesmos a atenção daquela pessoa que nos é mais importante.

(imagens em sites da internet e google search)

4 comentários:

  1. ô rapá!!! cê tá doido? esqueceu um dos principais museus do país,ôxente !!!! o museu de conceição do coité !!!!! situado nas profundezas da caatinga nordestina, essa linda e aprazível cidade guarda um dos maiores reservas ambientais e colossais de todo brasil. apareçam prá ver essa coisa linda!! e parabéns pela reportagem, voce é mesmo um grande cara. um abração

    ResponderExcluir
  2. MARCOS,muito bom ,muita gente boa e estudiosa não sabe essas histórias do nooso BRASIL,parabens continue.abraços.

    ResponderExcluir
  3. No post acima de Arte e manha, a figura do vaqueiro estilizado não é de um autor desconhecido,e sim, de AUTOR CONHECIDO, O JURACI DÓREA, Artista Baiano da cidade de Feira de Santana.

    ResponderExcluir
  4. Caro Andarilho.
    Grato pelo esclarecimento. Involuntária omissão do autor por não haver menção do mesmo na fonte de onde consegui a imagem. Um belo trabalho que, dentre outros, escolhi para enriquecer nosso tema nessa postagem.

    ResponderExcluir