sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brasão dos Nogueira - Apenas esclarecendo.

Estava preparando uma nova postagem quando me dei conta de que algumas pessoas haviam me perguntado da razão de utilizar uma espécie de escudo com a letra “N” em destaque, como forma de me identificar aqui no blog e nos demais modos de comunicação pela internet. Até então não havia respondido, mas diante da curiosidade dessas pessoas que merecem minha atenção, farei um breve esclarecimento, deixando o assunto que preparava para a próxima postagem.
N

 de Nogueira era a letra que havia, tal qual está representada, em um escudo existente na platibanda da fachada da casa de Antonio Rodrigues Nogueira, ao lado do Sobrado de seu filho Luiz, na principal praça da cidade de Serrinha - Bahia. Quando foi intendente, Luiz promoveu algumas mudanças urbanas na cidade, dentre elas a exigência de que fossem construídas essas platibandas em todas as residências, cujos telhados avançavam sobre as fachadas das mesmas. Objetivava com isso evitar possíveis acidentes causados pela queda de telhas sobre as pessoas que passavam, além de eliminar o derramamento de águas da chuva, que mesmo não muito freqüente na região, incomodavam os que transitavam pelas calçadas. Seu pai então, para dar exemplo, fez sua parte e mandou erigir na platibanda esse ornamento que também identificava o morador daquela residência.

O Sobrado de Luiz e a casa de seu pai com o escudo sobre a platibanda.
Foto em 1917.

Quando da realização do histórico familiar, escolhi para colocar em sua capa o mesmo escudo, embora houvesse pensado antes no brasão dos Nogueira, mas esse seria apenas ilustrativo já que não havia, como não há, confirmação de que pertença aos Nogueira dos quais descende minha família serrinhense. Desde então tenho utilizado esse escudo como uma espécie de logomarca para me identificar em toda e qualquer forma de comunicação, ao invés de uma foto pessoal ou outro tipo de imagem. Essa casa ainda existe e o próprio Antonio a vendeu assim que sua mulher faleceu, mudando-se para a Capital. Segundo o que nos contavam, Miroró – casado com dona Lieta uma simpaticíssima figura -, o novo proprietário, assim que realizou o negócio e teve em mãos a documentação que lhe dava “mansa e pacífica posse” do imóvel, como primeira providência e pessoalmente, teria removido a marteladas a letra que identificava o antigo proprietário. Fato ou folclore, não importa, o que fica é o registro de mais um episódio que faz parte de minha história de família.

Brasão dos Nogueira em Portugal - de acordo com o "Livro do Armeiro-Mór"

A arte do escudo que havia sobre a casa de Antonio R. Nogueira.

Concluindo, esclareço que Antonio foi meu bisavô paterno; veja postagens sobre a família Nogueira de Serrinha que fiz em dezembro de 2010.

23 comentários:

  1. Respostas
    1. José, os Nogueira são numerosos por todo o Brasil, além de Portugal é claro. Para saber se pertence a esse ramo familiar sugiro, como digo acima, que visite nossa publicação de dezembro de 2010. Grato por visitar nosso blog.

      Excluir
    2. Também sou Nogueira:Francisco Audírio NOGUEIRA

      Excluir
  2. os nogueiras são de origem judia, eu sou nogueira tbm e pesquisei um pouco sobre isso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada me desculpe por somente agora estar dando retorno à sua manifestação em nosso blog. De fato há essa possibilidade, ou seja, a de sermos os Nogueira de origem judaica, fato de haver em minha família tantos nomes que revelam tal origem. Marcos, Daniel, Raul, Samuel, David, são alguns deles. Em nosso caso, embora ressaltando o Nogueira, temos como origem os Rodrigues Nogueira portugueses, com linhagem também oriunda dos Rigaud uma família de França. Aí está Karolia, mais uma informação.

      Excluir
    2. Karolia, sou Nogueira tb. Gostaria de entrar em contato com você para saber o que vc pesquisou sobre uma possível origem judaica nossa!!! Meu email infdantas@gmail.com

      Excluir
    3. Os NOGUEIRAs ajudaram às coros ibéricas a expulsar os últimos Árabes da peninsúla Européia ganhando assim a confiança dos reis e da igreja católica,esta os forçou a serem Cristãos Novos...

      Excluir
    4. Os NOGUEIRAs ajudaram às coros ibéricas a expulsar os últimos Árabes da peninsúla Européia ganhando assim a confiança dos reis e da igreja católica,esta os forçou a serem Cristãos Novos...

      Excluir
  3. EDERSON BORTOLATTO NOGUEIRA

    ORIGEM-JUDAICAS-SEFARADITAS-BRASILEIROS-JUDEUS- TRIBO DE JUDA

    ResponderExcluir
  4. Aloisio Rocha Nogueira Terceiro


    Maracás BA

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um Nogueira, achei muito interessante a matéria bem como o Brasão e Escudo. Um abraço a todos os Nogueiras do Planeta. Sou de Florianópolis, atuo como Gerente de Vendas de uma Construtura, se alguém quiser comprar um imóvel ou apenas entrar em contato, fica aqui o meu e-mail:
    nogueira@ariaconstrutora.com.br
    Beijo no coração de cada um dos Nogueiras.

    ResponderExcluir
  6. bom dia!!!
    embora não tenha herdado o nome, sou descendente direto de um nogueira, meus bisavós vieram da região de Aramina e Igarapava, São Paulo, e se chamavam Venerando de Souza Nogueira e minha Bisavó Maria Abadia de Oliveira, eles vieram para goias ainda na década de 50, restam ainda alguns remanescentes em Uberlândia, Ribeirão Preto e Maringá, gostaria de saber minha genealogia, se alguém aqui puder me ajudar descobrir alguma ligação...

    ResponderExcluir
  7. bom dia!!!
    embora não tenha herdado o nome, sou descendente direto de um nogueira, meus bisavós vieram da região de Aramina e Igarapava, São Paulo, e se chamavam Venerando de Souza Nogueira e minha Bisavó Maria Abadia de Oliveira, eles vieram para goias ainda na década de 50, restam ainda alguns remanescentes em Uberlândia, Ribeirão Preto e Maringá, gostaria de saber minha genealogia, se alguém aqui puder me ajudar descobrir alguma ligação...

    ResponderExcluir
  8. EU ME CHAMO NORBERTO NOGUEIRA COM CERTEZA FAÇO PARTE DESSA GRANDE E FAMOSA FAMILIA NO BRASIL E TAMBEM EM PORTUGAL,CIDADE JOANOPOLIS FUNDADA PELOS NOGUEIRAS E OUTROS

    ResponderExcluir
  9. Tatiane Nogueira
    um abraço aos Nogueiras. \o

    ResponderExcluir
  10. Olá me chamo Ivana Nogueira minha família veio do Ceará da região de solonopole e Acopiara.

    ResponderExcluir
  11. Olá me chamo Ivana Nogueira minha família veio do Ceará da região de solonopole e Acopiara.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Ribeirão Preto SP tem família Nogueira muito fluente na política

    ResponderExcluir