segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ruy Barbosa - Um quadro com História

Tenho colocado aqui alguns assuntos que são geralmente ilustrados com fotos, algumas delas feitas por mim mesmo, outras extraídas de páginas da internet sempre com o devido cuidado de identificar sua autoria. Todas as formas de representação que possam de algum modo valorizar o tema proposto, afinal é voz geral que “uma imagem vale mais que mil palavras”, as tenho utilizado e não somente fotos, mas também desenhos ou reproduções de pinturas famosas, ou nem tanto, sempre que tenha algo a ver com o assunto.

Por demais conhecida a história da origem desse majestoso mausoléu, o Taj Mahal.

Guernica a obra de Picasso foi fruto de sua dor diante do sofrimento
de seus conterrâneos.

Estou certo de que cada autor, seja de uma foto ou de determinado trabalho colocado em tela, terá alguma coisa a dizer do impulso que o levou a realizar sua obra. A foto é fruto de um momento único em que alguém com uma câmera na mão - fantástica invenção que evoluiu inimaginavelmente - que  se sente atraído naquele instante por alguma coisa à sua frente e cuja imagem resolve “aprisionar” para posteriormente relembrar ou compartilhar com outras pessoas, sem falar dos inúmeros registros de acontecimentos felizes ou trágicos do cotidiano.

A tranquilidade e beleza refletida nas águas de um oásis...

...e o ponto luminoso resplandescente no horizonte do deserto são momentos únicos,
capturados pela câmera de quem foi tocado por essas visões.

Jovem arquiteto trabalhando na Líbia, Cássio Costa Nogueira aproveita os momentos de folga para conhecer outros lugares e com uma câmera e seu olhar atento, fez essas imagens no deserto do Sahara e as compartilhou conosco. Confesso que sou fã desse sobrinho “arquitógrafo” no que se refere aos momentos em que está diante de um pôr-do-sol e o “aprisiona” com toda a beleza. Já no caso das obras aplicadas em telas, painéis, murais, objetos os mais diversos, com certeza absoluta podem ser fruto apenas da imaginação de seu criador, ou então resultado do desejo de outros em ter uma imagem exclusiva, de si mesmo, de algum lugar ou até de alguém que admira.

Tela de Vladimir Kush pintor russo de imagens impossíveis ou “realismo metamorfose”.

Obra de John Pug e seus murais interessantes.

Canecas com impressão de desenhos de Luiz Nogueira.


Seja qual for o objetivo de cada uma dessas manifestações, haverá sempre uma história sobre a razão de ter sido elaborada. É justamente uma dessas histórias que escolhi como tema para esta postagem.
Creio que o personagem retratado a seguir é bastante conhecido de todos nós, pois se trata de um dos brasileiros mais importantes em nosso País.

Ruy Barbosa de Oliveira - Jurista, Político, Diplomata e Escritor,
um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo, foi também, Deputado, Senador e
Ministro da Fazenda.


Ruy Barbosa, assim como seus feitos e importância no contexto histórico nacional, dispensa maiores comentários, mas uma de suas imagens mais conhecidas, um quadro pintado a óleo sobre tela, que aparece publicada em livros didáticos ou qualquer notícia relacionada com ele, essa sim, tem uma origem que vale a pena ser contada.
Foi no dia 5 de março de 1923 que uma nota no jornal da capital baiana “A Tarde”, em virtude da morte desse grande jurista, dava conta da existência desse quadro que o retratava. No canto inferior esquerdo da segunda página daquele periódico, em meio a tantas outras manifestações de condolências, uma delas convidava o povo baiano a prestar sua derradeira homenagem ao conterrâneo ilustre, diante de uma bela pintura exposta ao público no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O Quadro com História.

A nota no jornal fazia referência ao artista Lucílio de Albuquerque como autor daquela obra e apenas a certo Dr. Nogueira como sendo o doador dela ao IGHB. É evidente que naquele triste momento maiores detalhes sobre a origem desse quadro foram omitidos. Anos depois disso, diante da ignorância involuntária dessas informações àqueles que buscavam tais detalhes, ficamos sabendo que o pintor, pernambucano e professor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, a quem foi pago a quantia de Rs. 3.000$000 (três contos de réis), foi escolhido entre outros artistas que atenderam a um anúncio em antigo jornal do Rio de Janeiro. Para nossa surpresa tal anúncio havia sido mandado publicar por Miguel Carneiro Rodrigues Nogueira, jovem médico baiano natural de Serrinha, correligionário e amigo particular de Ruy Barbosa que, a despeito do apoio dado a seu adversário político por seu pai Antonio R. Nogueira durante a eleição presidencial de 1910, o tinha como seu ídolo.

Miguel Nogueira e sua esposa Anita.

Originalmente, e de acordo com o objetivo de Miguel Nogueira, esse quadro deveria compor em sua época, dezembro de 1916, a galeria de personagens importantes do Senado Federal no Rio de Janeiro, sede do Poder Executivo da República nos anos de 1897 a 1960. Devido a contratempos não somente de ordem burocrática mas principalmente política, seu objetivo não foi alcançado. Por fim o quadro foi doado por ele ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e está lá para ser apreciado até os dias de hoje.

Em recente visita que fiz ao IGHB foi possível ver de perto esse quadro.
Na ocasião fiz chegar às mãos de sua diretora Consuelo Pondé de Sena
um pequeno encarte com o histórico completo da obra
que Dr. Miguel Nogueira mandara executar.



3 comentários:

  1. Muito bom esse post, gostei bastante das fotos do "arquitógrafo" Cassio, o cara tem a manha mesmo!

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  2. Debbie.
    Miguel Nogueira era irmão do avô do autor, portanto este é sobrinho-neto de Miguel.

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  3. Marcos, gosto muito de pesquisar historia relacionado a Serrinha, encontrei essa preciosidade que é "o quadro com história".
    Peço licença a você, pois publiquei o mesmo no meu site: www.serrinhahoje.com.br

    Agnaldo (Haguil)

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