quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

II - Os Nogueira de Serrinha - Bahia

Os filhos de Antonio R. Nogueira e Miquelina.

     Miguel Carneiro da Silva Ribeiro, o sogro de Antonio presenteia o casal, talvez como dote, com as terras e a casa da chácara Bela Vista, nos arredores de Serrinha e existente até os dias de hoje.

     Na Bela Vista, nascem e são criados todos os filhos. Anos depois, Antonio e Miquelina passam a morar em uma casa na praça principal da cidade, ao lado daquela que viria a ser o sobrado do seu filho Luiz Osório. No frontão dessa casa, além dos adornos usuais e da moda, Antonio orgulhosamente manda aplicar um escudo em cujo centro a letra “N”, inicial do sobrenome da família se destaca.


     Foram ao todo quatorze filhos, sendo onze homens e seis mulheres a saber:

ANTONIO R. NOGUEIRA

MIQUELINA

1. Antonio Rodrigues Nogueira Júnior (o “Dota”, 04/02/1878-08/01/1960), casado com Conceição ( filha de índios do Amazonas).
2. Francisco Rodrigues Nogueira (o “Chiquito”, 31/07/1879 – 27/06/1962), casado com Umbelina Murta Ribeiro (31/09/1873 – 08/09/1959) primos.
3. José Rodrigues Nogueira Sobrinho (o “Zélis”, 03/07/1881 – 24/01/1964), casado com Maria Augusta de Carvalho (31/08/1881-09/03/1959).
4. Luiz 1º que nasceu em 10/09/1881 e faleceu em 16/10/1881. 
5. Luiz Osório Rodrigues Nogueira (04/09/1882 – 04/09/1968), casado com Aurea Hermínia Ribeiro (18/03/1881 – 01/11/1959).
6. Maria 1ª que nasceu em 24/02/1884 e faleceu prematuramente em 02/03/1884. 
7. Miguel Rodrigues Nogueira (07/02/1885 -   /  /     )., casado com Anna Rita.
8. Maria José Nogueira (Maricas, 11/09/1886 – 06/03/1924), casada com José de Lima Coutinho.
9. Joaquim Elysio Rodrigues Nogueira (21/05/1888 - ), casado com Idália Nogueira (primos).
10. Mariana Nogueira Lapa (a “Nóli”), casado com Dr. Antonio Estellita Cavalcante Lapa (clínico em Ipirá – SP).
11. Samuel Augusto Rodrigues Nogueira (17/03/1892 – 05/03/1977), casado com Carolina Müller (14/02/1896 – 11/06/1989).
12.  Orlando Rodrigues Nogueira, casado com Nevina Renucci Nogueira.
13.  Leopoldo Rodrigues Nogueira (03/11/1895 – 22/08/1942), casado com Oliva de Mello Nogueira (29/07/1908 – 29/06/1982).
14.  Flora Rodrigues Nogueira (13/03/1896), casada com Sebastião Amazonas.
15.  Miquelina Rodrigues Nogueira (a “Queline”) (28/08/1897), casada com Dr. Durval de Souza Brito, (clínico em Serrinha).
16. Nair nascida em 08/06/1900, mas faleceu com apenas 9 anos de idade
17.  Brício Rodrigues Nogueira (05/09/1902 – 28/07/1945), casado com Lucilia.



  

A quem possa interessar, recentemente informações e detalhes sobre as origens dos Nogueira na Bahia, desde a mais remota em Portugal, estão em nosso livro "NOGUEIRA - Raízes e Frutos - ORIGENS".
marcosarnogueira@gmail.com


31 comentários:

  1. Olá! Queria saber se há contato com algum decendente de Mariana Nogueira e Antonio E. C. Lapa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isabela, minha mae Angelina(filha de Flora) ainda recebe cartas da Maria do Carmo, uma das filhas de tia Noli.Sei que Wanda ainda e' viva e esta bem.Se quiser manter contato meu e-mail e' mariahuntbr@hotmail.com...abracos

      Excluir
    2. Oi Isabela,tudo bem!
      Sou Marianinha Lapa filha de Wandyra Nogueira Lapa irmã de Maria do Carmo,Wanda,Wilson e Walter filhos de Mariana Nogueira lapa.Meu e-mail é marianalapa@bol.com.br
      Um grande beijo

      Excluir
  2. Isabela
    Infelizmente não posso lhe responder afirmativamente, mas se por acaso pertence ao ramo que os dois deram origem, ficaria contente por manter contato.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos, obrigada por sua atenção!!
    Então, na verdade não pertenço não... mas sou neta do Dr. Antônio Lapa com sua segunda esposa, Dormélia e sei que existem alguns primos, filhos de Wilson Nogueira Lapa que eu gostaria muito de conhecer!! Mas fica aqui o registro!..rs

    ResponderExcluir
  4. Olá gostei muito do blog, vivi em serrinha sou neto de Fernando Rodigues Nogueira e Dejanira Nogueira, Fernado era filho de Francsico e Umbelina conhecida como dona "Rola" meu avô era primo de Rubem nogueira falecido recentemente, de Werner, de Moacyr, Tio avõ do juiz José Reginaldo que é filho de Vera Lucia Costa e Moacyr José.
    me add ai se puder.
    marcosnog13@gmail.com
    adorei este blog um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Isabela, sou filho de Wilson lapa, se quiser me contate alclapa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Maria Hunt e alapa, obrigada pelo contato! Fique feliz em receber notícias!! Enviei e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!Esse blog dos Nogueira e' demais!!!Alem de encontrarmos parentes, encontramos amigos!!!

      Excluir
  7. Eu Sou Nogueira, filha de Paulo, de Antônio "Dota" e Conceição, somos 5 irmãos, pelo Mundo, mas estou no Rio Janeiro. Minha irmã foi a Serrinha Reencontrar a história dos Nogueira. Muito bom conhecer o Blog. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer Maria do Carmo.
      Fico contente por mais essa manifestação de alguém que também é descendente de Antonio e Miquelina. Seu avô o Dota como era chamado, é sempre lembrado pela pitoresca história de como teria conhecido sua avó Conceição. Claro que na família pode ter ocorrido alguns "exageros", mas faz parte do folclore dos Nogueira. O que está em nosso blog é parte de um trabalho que fiz para resgatar a genealogia de nossos avós e bizavós. Se desse modo contribuo para que outros primos, mesmo distantes, possam até mostrar a seus filhos que pertencem a uma bela, honrada e bastante numerosa família cuja origem está lá no sertão baiano. Feliz por saber de você Maria.
      Forte e fraterno abraço prima.
      Marcos

      Excluir
  8. Muito interessante esse blog, sou Mauro V. Nogueira filho e de Paulo R. Nogueira e Celina Villela Nogueira , meus avos Antonio "Dota" e Conceicao.
    moro Tampa Fl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse para Maria do Carmo, creio que sua irmã, sempre bom saber que os Nogueira visitam nosso blog e encontram um pouco da história e origem de nossa família.
      Abraço

      Excluir
  9. sou ceiça conceição filha de paulo que é filho de conceição e dota ,conheci serrinha apaixonei pela cidades e as pessoas Daniel, meu primo,como consegui seu livro vi na chácara Bela Vista gostei muito quero ler ter um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceiça basta enviar mensagem para meu e-mail.
      marcosarnogueira@gmail.com

      Excluir
  10. Família de Nogueirinha - Paulo, se pronunciando em seu Blog Marcos. É muito bom, ver essas palavras de carinho de meus irmãos de longe, eu no Rio, Ceiça na Bahia - Porto Seguro, Mauro lá no EUA em Tampa. Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  11. Sou Maria Ângela Oliveira Britto, filha de Fernando Durval de Souza Britto, neta de Miquelina Nogueira Souza Britto. Estamos em Santos/ SP e Capital, em grande número de descendentes de vovó. Ela tem tetranetos aqui.Conhecemos os parentes da Bahia e gostaríamos de continuar preenchendo os dados da árvore genealógica dos Nogueira. Abraços, saudades sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto ter demorado a lhe dar o merecido retorno. Esclarecendo, somos da mesma geração de Nogueira com origem em Serrinha-BA. Acredito que seu pai era primo do meu, pois era filho de Luiz Osório irmão de sua avó. Quanto à preencher sua árvore genealógica, escreva para meu e-mail - marcosarnogueira@gmaill.com - que, pelo menos em nosso ramo, posso lhe dar as informações precisas das origens mais remotas dos Nogueira na Bahia.

      Excluir
  12. sou josé geraldo falcão britto. Filho de José Geraldo Nogueira Britto.
    Sou neto de Miquelina Nogueira Souza Britto, e moramos em Santana de Parnaiba.
    Sou sobrinho de Anna Maria Nogueira Britto
    quero preencher e incluir na arvore genealógica.
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto ter demorado a lhe dar o merecido retorno. Esclarecendo, somos da mesma geração de Nogueira com origem em Serrinha-BA. Seu pai era primo do meu, pois filho de Luiz Osório irmão de sua avó. Quanto à preencher sua árvore genealógica, escreva para meu e-mail - marcosarnogueira@gmaill.com - que, pelo menos em nosso ramo, posso lhe dar as informações precisas das origens mais remotas dos Nogueira na Bahia.

      Excluir
  13. Meu nome é Marcus Nogueira, Sou bisneto de Miguel Nogueira, Neto de Enjolras NOgueira....

    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ante de mais nada Marcus, desculpe por estar somente agora dando resposta ao seu comentário. Claro que somos primos, pois Miguel ou melhor, meu gurú e seu bisavô Dr. Miguel Carneiro Rodrigues Nogueira era irmão de meu avô Luiz Osório R. Nogueira. Mantenho contato com Isnard e com Alício no facebook, inclusive. Tenho e-mail para qualquer contato também: marcosarnogueira@gmail.com - Abraço

      Excluir
  14. Sou Liga Nogueira Mesquita filha do segundo casamento de Francisco Rodrigues Nogueira Sobrinho,sou mineira hoje moro em Salvador e gostaria de contatos dos Nogueiras para que possa conhecer melhor a nossa história.Conheço a fazenda Bela Vista com o meu pai o mesmo esta enterrado na capela da família.Sei que meu pai teve mais 14 filhose mais não conheço gostaria muito de ter contato. Ligiavitoria40@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog. Buscando atualizações para a arvore da família Lapa, cheguei aqui em virtude de dois componentes: Antonio Estelita C. Lapa (casado com Mariana Nogueira) e Annita C. Lapa (casada com Miguel Nogueira).Estes Lapas referidos são filhos de José Pinto Lapa nascido em Mai 11 1854 no Lugar da Lapa, São Martinho de Fornelos, Cinfães, Viseu, Portugal, falecido Jan 18 1909 em Recife, Pernambuco, Brasil. Sou descendente de dois irmãos de José, Joaquim e Antonio. Desde já coloco a disposição informações que disponho sobre os ancestrais, especialmente para os lapas participantes e gostaria de obter dados dos descendentes lapas que disponhas. Atenciosamente, Tiago Lapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, como deve ter percebido, nas três publicações sobre os Nogueira de Serrinha, dos quais Mariana - na verdade Maria Anna conforme registro de batismo assim como o nome de Anita era Anna Rita Cavalcante Pinto Lapa - casada com Dr. Estelita, me detive naquilo que se referia a nossos bisavós Antonio e Miquelina, e ao irmão de Maria Anna meu avô Luiz Nogueira. Detalhes que estão no livro que passei a oferecer a quem desejar saber sobre a origem dos Nogueira na Bahia.

      Excluir
    2. Obrigado Marcos. Tanto sobre Antonio Estelita como Anna Rita, que cedo saíram daqui de Recife, tínhamos muito pouca informação. Fiz contato com o neto de Antonio e espero saber mais.

      Excluir
  16. Sou irmã de Tiago e estamos trabalhando juntos no resgate dos ancestrais da farmifa Lapa. Temos poucas informações sobre Antônio e este blog nos abriu uma excelente expectativa de encontrar novas informações. Com estima, Teresa Lapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa. Fico contente por estar contribuindo para com seu trabalho. Creio que no livro que estou oferecendo, muitas outras informações poderão ser-lhe úteis. Forte abraço.

      Excluir
  17. Oi gostaria de saber como faço para ter acesso ao seu livro. Sou bisneta de Maricas e José de Lima Coutinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo por e-mail marcosarnogueira@gmail.com e lhe informarei detlhes.

      Excluir
  18. ola sou tataraneta de jose carneiro de oliveira casado com luisa de oliveira meu avo era leontino carneiro de oliveira. sou de riachao do jacuipe bahia

    ResponderExcluir